Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Serviços de Informação: tire suas dúvidas sobre as principais tendências

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
8

Atualmente, existem muito processos empresariais que dependem da tecnologia. Quando se trata da gestão de dados, a questão se aprofunda ainda mais, já que há um volume muito grande de informações geradas e a falta de uma boa ferramenta tecnológica para administração pode ser fatal para a tomada de decisão.

Por isso, serviços de informação se tornaram tão necessários nesses últimos anos. Eles representam um suporte para gerenciar o grande nível de dados produzidos pelos nossos sistemas digitais.

Para ajudar você a entender melhor como eles funcionam, neste texto, resolvemos juntar as principais informações e também as tendências. Confira!

O que são Serviços de Informação?

Basicamente, os serviços de informação estão voltados aos dados, eles são ferramentas que ajudam não só a gerenciar, mas a capturar e também acessar informações, por isso, pode ser um pouco mais complexo defini-los em apenas um tipo de tecnologia.

Quais são os Serviços de Informação encontrados no mercado?

Os exemplos de serviços de informação são desde ferramentas de captura até automação de processos. A seguir, vamos conhecer alguns deles. Continue!

  • Inteligência artificial 

A inteligência artificial ou IA significa um sistema que é capaz de agir de forma autônoma, imitando a inteligência humana para realizar as tarefas. Além disso, com base em informações coletadas, ele é capaz de aprender sem a necessidade que uma pessoa o configure.

  • Blockchain

Para a validação de processos, especialmente, financeiros, o blockchain é uma poderosa tecnologia. Sua origem está ligada ao desenvolvimento das moedas digitais, essencialmente, o Bitcoin.

Esta ferramenta é capaz de garantir que as informações das transações sejam registradas em blocos que nunca são apagados. Funcionando como uma espécie de livro contábil com registro de dados financeiros, como quantia, as partes na negociação, quando a transação foi feita, entre outros

  • Big data

Hoje com o grande volume sendo produzido, inclusive, atualmente são geradas mais de 40 trilhões de gigabytes de informações, é impossível não ouvir falar sobre o Big Data quando se trata de gerenciamento de dados. Além disso, com diversas ferramentas de captura é necessário obter uma tecnologia que seja capaz de lidar com todo esse volume.

O Big Data é uma forma de trabalhar essas informações, levando a empresa a utilizar ferramentas de gerenciamento que tenham essa tecnologia como base. Portanto, são capazes de analisar um grande volume de dados e garantir insights, auxiliando na tomada de decisão.

  • Certificado Digital 

Os certificados digitais estão, indiretamente, ligados ao gerenciamento de informações. Eles são responsáveis por garantir uma segurança maior na identificação e acesso das pessoas, sejam jurídicas ou físicas no ambiente digital.

Os certificados funcionam como uma identidade eletrônica, dessa forma, é possível acessar documentações, ou mesmo, validar uma assinatura mesmo à distância.

Existem dois tipos:

    • chave pública: ele é compartilhado para garantir acesso a um documento, criptografado com a chave privada. Sua função é decodificar;
    • chave privada: ela é responsável por codificar um documento, com dados que identificam uma pessoa, seja para acesso ou assinatura.

Por que os serviços de informação são importantes?

É impossível lidar com os processos empresariais sem ser capaz de gerenciar informação. Ainda mais no momento em que estamos vivendo em que boa parte dos sistemas, especialmente, digitais necessitam de dados para realizar suas atividades.

Portanto, a importância principal dos serviços de informações está em fornecer ferramentas para que se possa gerenciar dados de maneira eficiente, além de garantir mais segurança durante o processo.

Quais são as principais tendências nos serviços de informação?

Existem muitas tendências para os processos de mercado e, quando se trata dos serviços de informação, podemos destacar três: digitalização, cibersegurança e automação. Vamos entender mais a seguir!

  • Digitalização

A digitalização das informações é uma mudança importante para garantir mais flexibilidade de acesso, afinal será possível alcançar documentos de qualquer lugar e também armazenar os dados de uma maneira mais organizada, evitando que eles possam ser perdidos.

Sabemos que, ao se utilizar papel, há o risco desses documentos se perderem com o tempo, além de ser um material bem vulnerável. Também, existe a questão sustentável que entra em conflito com o uso constante desse material. Inclusive, há até um conceito chamado movimento paperless — uma cultura organizacional para incorporar uma gestão eficiente, pregando a redução no uso do papel no trabalho.

Por isso, quanto mais a empresa investe na digitalização, melhores são suas chances de gerenciar seus documentos e dados, além de investir em políticas mais sustentáveis.

  • Cibersegurança

Quando o assunto é informação, não existe meio termo para garantir a segurança. Até porque, o digital, apesar de suas facilidades, é um ambiente que garante diversas oportunidades para fraudes. Sendo assim, mais do que uma tendência, a cibersegurança é uma necessidade.

Por isso, encontramos diferentes tecnologias voltadas para garantir a proteção, como:

  • Automação

A automação é uma tendência que tem sido implementada ao longo de várias décadas. Desde a inclusão de máquinas industriais capazes de facilitar a produção em escala, até dispositivos eletrônicos menores que conseguem realizar operações e controlar processos sem que seja necessário a supervisão de um ser humano.

Um exemplo, são os chatbots que unem também aspectos da I.A, para responder automaticamente às dúvidas de clientes. Outros exemplos são sensores conectados à energia elétrica que ligam a luz ou o ar-condicionado assim que identificam que alguém está na sala.

Como os Certificados Digitais podem ajudar?

É evidente que a segurança é um fator importante para trabalhar com dados, afinal, se as informações caem em mãos erradas, as consequências podem ser fatais para a continuidade do negócio. Estamos falando tanto de informações que favorecem a concorrência, quanto que colocam a empresa em risco financeiro.

Por isso, serviços como o certificado digital são essenciais para proporcionar maior proteção no acesso de dados. Garantindo mais validação digital, além de investir indiretamente para que a empresa evite burocracias e economizar o uso de papéis.

Os serviços de informação são ferramentas fundamentais para a administração responsável, ágil e segura dos constantes dados produzidos no dia a dia de um negócio. Essas tecnologias podem garantir que processos burocráticos sejam feitos com eficiência e rapidez e que a gestão foque apenas na tomada de decisão. Realizando qualquer tarefa de maneira segura, já que tem o suporte tecnológico.

Quer continuar aprendendo sobre os processos digitais? Então, veja o nosso texto sobre o que é SSL!

Leia também:

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.