Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Como escolher uma plataforma de assinatura digital

Avatar
Escrito por Clicksign - convidado
Nota dos leitores
para este artigo:
8

Quem disse que empresas que desenvolvem soluções tecnológicas dedicadas a sua assinatura não podem se unir? Continue a leitura e saiba como a ClickSign e a Serasa Experian te apoiam e otimizam o seu dia a dia com mais segurança, agilidade e validade jurídica!

Plataforma de assinatura digital: o que não pode faltar?

O desenvolvimento tecnológico pode ser observado em diversos setores do mercado, mas ainda assim muitas pessoas têm “um pé atrás” com as plataformas, sistemas e softwares. Quem dirá, então, assinatura digital!

Pensando nisso, e apoiados sob os alicerces da tecnologia da informação, nós da Clicksign queremos clarear o entendimento sobre a nossa especialidade, a automação de processos burocráticos pela assinatura digital e suas plataformas, aqui no blog da Serasa Experian.

Mais do que uma inovação, é uma realidade do mercado de trabalho moderno o método de assinar documentos digitalmente, seja por assinatura eletrônica ou por meio de certificado digital. Mas você sabe identificar uma boa plataforma? A gente te conta mais sobre isso!

Quais fatores considerar na hora de escolher a plataforma de assinatura?

No blog da Clicksign, já falamos sobre a diferença entre a assinatura digital e eletrônica, que você pode conferir e entender mais por lá. Aqui, nessa parceria com a Serasa Experian, nós queremos te auxiliar na escolha da plataforma ideal para que você possa então agilizar seu fechamento de vendas e acordos sem ter que lidar com a burocracia da assinatura física ou em cartórios.

Para poder contar com soluções tecnológicas de última geração sem grandes preocupações e com segurança jurídica – sim, é possível! – é preciso analisar diversos fatores. Quer saber quais? Então leia mais abaixo!

Segurança da plataforma de assinatura

Ambas as assinaturas – eletrônica e digital – possuem validade jurídica, de modo que seu uso atualmente é uma das inovações que mais ganharam um lugar de destaque e tem se firmado no “pós” pandemia.

Assim sendo, é necessário escolher uma plataforma que ofereça meios de garantir a autenticidade de todo o processo de assinatura e a integridade do documento.

Por conta deste ponto, é interessante frisar justamente que o processo de assinatura digital também envolve uma gestão de arquivos, pois é necessário seguir um passo a passo interdependente para que essa autenticação se dê:

  • upload do documento digital na plataforma;
  • assinatura eletrônica ou digital do autor do documento digital;
  • envio do documento digital de forma segura e sem perda de dados à outra parte assinante;
  • assinatura eletrônica ou digital do subscrevente;
  • devolução do documento digital.

Percebe como esse processo tem de ser bem documentado na plataforma? Ademais, diferentes níveis de autenticação têm de ser oferecidos, bem como a possibilidade de liberar acesso para abertura e assinatura do documento por meio de senha, SMS, PIX, certificado digital, biometria, etc.

Em hipótese alguma, por exemplo, o arquivo poderá ser alterado durante o uso pela parte que não o fez ou durante o envio. Oferecer uma trilha de auditoria ou histórico de documentos e processos auditáveis é indispensável. Recursos antifraudes não podem ser ignorados senão a praticidade vira um problema.

E não se esqueça: os padrões dessa plataforma devem estar de acordo com a legislação vigente de proteção de dados pessoais como a LGPD e até o Código Civil.

Integração de ferramentas

A transformação digital não se aplica a apenas uma vertente do negócio, de modo que a automação de todos os setores da empresa é fundamental para conseguir a integração dos dados essenciais para a execução da atividade de um negócio.

Computação na nuvem, sistemas de ERP, sistemas de gestão empresarial, etc, devem se comunicar com a solução de autenticação. Uma plataforma de assinatura eletrônica ou digital que não trabalha com outros sistemas é obsoleta, e não é isso que você quer, não é?

Para assinaturas digitais, a integração API funciona como reunião de funcionalidades do sistema de assinatura com o sistema geral de uma empresa, de forma que haja mais segurança e agilidade para a organização.

Os negócios que contam com sistema API, também contam com outras funcionalidades como o desenvolvimento facilitado de assinaturas – desde básico até o avançado – verificação e validação de relatórios, melhoria no processo de requisições e mais.

Além do mais, essa é uma das formas de reduzir burocracias na rotina da sua atividade empresarial. Super legal, não é mesmo? A Clicksign e a Serasa Experian apoiam e facilitam a gestão automatizada de rotinas.

Disponibilidade da plataforma de assinatura

O uso da plataforma tida como ideal não pode exigir conhecimentos técnicos de tecnologia de informação, por exemplo. Os sistemas de autenticação eletrônica e digital têm que ser o mais intuitivos possível.

Não somente isso, o seu consumidor tem que ter acesso a suporte remoto e fácil pelos idealizadores e comerciantes da plataforma de assinatura. O fechamento de venda, inclusive, pode ser mais eficiente caso esse auxílio na transição ao mundo digital seja facilitado e orientado pela plataforma. A experiência do usuário é extremamente necessária ao futuro do seu negócio, e é você quem dita essa regra!

Ademais, a plataforma tem que ser usável por meio de qualquer dispositivo digital. Vivemos na modernidade do imediatismo, então se você consegue assinar um contrato importante de onde estiver, usando X plataforma, isso o deixará satisfeito. É a meta, não?

Plataformas para assinatura digital e eletrônica

Agora que você já captou as condições mínimas necessárias para identificar a plataforma de assinatura ideal, vale procurar por aquela que melhor se encaixa com as necessidades do seu negócio.

A Clicksign é a primeira plataforma de assinatura eletrônica e digital do Brasil que funciona de maneira descomplicada e acessível para reduzir custos e agilizar processos. Pois, de qualquer local, por meio de um dispositivo com acesso à internet, é possível fazer uma assinatura em menos de 1 minuto.

Bem como todos os requisitos acima expostos fazem parte da nossa atuação profissional, inclusive a conformidade com todas as legislações atuais, somos conhecidos também pelas nossas soluções de automação e integração.

Gostou do conteúdo? Invista agora mesmo na certificação digital!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.