Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Como ter um hobby pode ajudar no trabalho?

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
7.3

Quando praticamos uma atividade que gostamos, isso aumenta os níveis de endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar, e faz com que se sinta mais feliz e disposto. Esse é o poder do hobby na vida das pessoas, que geralmente estão imersas na rotina sem enxergar além. Permita-se desligar das preocupações para ter um tempo só seu. Entenda a importância do hobby para o trabalho e como pode contribuir para um melhor desempenho profissional, com mais foco e concentração.

O que é um hobby?

Um hobby é qualquer atividade que você faz em busca de prazer, satisfação e alegria. Além de ser um momento seu consigo mesmo, é fundamental para aliviar a pressão causada pelo dia a dia e, principalmente, pelos compromissos profissionais. Funciona como uma dose de ânimo a mais para enfrentar os problemas do dia a dia. Há muitas atividades que podem se tornar um hobby, como:

  • Praticar exercícios físicos – exercitar-se, praticar algum esporte ou até trocar o carro pela bicicleta ou por uma caminhada até o trabalho pode ser uma boa alternativa. Pois o corpo libera endorfina durante os exercícios físicos, que provoca a sensação de bem-estar e favorece as conexões entre os neurônios, estimulando o raciocínio, a lógica e a concentração durante o dia.
  • Jogar – jogos de tabuleiro, como xadrez, e até o videogame ajudam a devolver a visão estratégica, além de estimular a memória e a criatividade. Também fazem com que você analise o comportamento dos seus concorrentes e podem melhorar a sua capacidade de tomar decisões.
  • Tocar um instrumento – aprender a tocar um instrumento estimula a memória e a capacidade de resolver problemas. Além disso, aperfeiçoa a coordenação motora e a concentração, pois dominar um instrumento musical exige dedicação e treinamento.
  • Ler – ajuda a trabalhar o foco e a concentração. Também amplia o vocabulário, essencial para escrever e se comunicar melhor.

Cozinhar, assistir a séries/ filmes, fotografar, desenhar, pintar… São muitas opções de hobby, escolha aquela com que mais se identifica. O mais importante é que você se entretenha e distraia.

Quais são os benefícios do hobby?

É comum pensar que a vida pessoal e a profissional são coisas distintas e que é  normal e quase inevitável sacrificar os momentos que podemos dedicar a nós mesmos. Mas, na verdade, isso pode prejudicar até o trabalho. Veja os principais benefícios do hobby para sua vida pessoal e profissional:

– Válvula de escape – um hobby pode funcionar como refúgio, uma alternativa para liberar a pressão do dia a dia. Desligar a mente do trabalho e se concentrar em uma atividade que proporcione prazer é necessário para desenvolver um novo olhar sobre a sua atuação profissional.

  • Um ponto fundamental em relação à importância do hobby para o trabalho é passar a enxergar além do presente.

– Motivação – há dias que você não tem a menor vontade de levantar da cama? Isso se deve à a falta de tempo para dedicar às atividades que gosta.

  • Praticar um hobby pode ajudar a recuperar a sua motivação para viver.

– Criatividade – praticar uma atividade que você gosta estimula a criatividade. Desenhar, pintar, costurar, dançar, por exemplo, podem funcionar como gatilho para a criação. Muitas vezes, você tenta resolver um problema no trabalho ou precisa desenvolver algo diferente, mas não consegue.

  • Fazer uma pausa e direcionar sua mente para um hobby ajuda a enxergar uma nova perspectiva da situação. Assim, surge aquela ideia / solução que você tanto precisava.

– Propósito – estar sempre muito ocupado pode provocar a sensação de estar sem rumo na vida. Afinal, o que diferencia você dos demais?

  • Ter um hobby pode resgatar o seu propósito e a sua autoestima. Pense nisso ao invés de fazer as mesmas coisas todos dias sem ter um porquê.

– Novas conexões – ao desenvolver um hobby, você tem a oportunidade de conhecer pessoas novas e trocar experiências. Cria-se um elo com pessoas completamente diferentes, sendo a atividade que praticam juntos o único fator em comum.

  • Vale ressaltar que conexão e formação de comunidade são elementos importantes no desenvolvimento profissional.
Como arrumar tempo para se dedicar a um hobby?

O seu hobby precisa ter prioridade na sua rotina, assim como outras atividades. Defina quais dias da semana terá esse momento para você. Não deixe que os outros compromissos, profissionais ou pessoais, atrapalhem a sua prática, seja ela qual for. Se você acredita estar sem tempo devido ao trabalho, busque ferramentas que possam otimizar seu dia.

– Plataformas de trabalho colaborativo – o Trello e o Slack, por exemplo, podem ajudar a organizar melhor a sua agenda, planejar a execução de projetos, atribuir funções e acompanhar o andamento de tudo, além de evitar perda de tempo e estresse desnecessário. Veja alguns benefícios:

  • Planejamento de atividades de forma simples e tápida;
  • Atribuição de tarefas e acompanhamento da execução;
  • Compartilhamento imediato de informações e de status de projetos e ações;
  • Realização de reuniões à distância;
  • Comunicação instantânea.

– Certificado digital – essa ferramenta é a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa. Ela utiliza chaves criptográficas praticamente invioláveis para confirmar sua identidade e proteger seus dados nos meios eletrônicos. Veja alguns benefícios:

  • Assinar digitalmente documentos com validade jurídica;
  • Emitir notas fiscais, dependendo do modelo do certificado, o que pode causar o atraso na entrega de pedidos;
  • Acessar sistemas eletrônicos restritos de órgãos públicos para prestar contas das obrigações legais da sua empresa;
  • Emitir as guias nos sistemas eletrônicos dos órgãos governamentais para pagar os tributos devidos;
  • Economizar tempo, pois você não precisa se deslocar para assinar um documento, por exemplo.

Dessa forma, você pode administrar o seu tempo para conseguir se dedicar a um hobby, o que traz satisfação pessoal, estimula a criatividade e novas abordagens tanto para questões pessoais quanto para as do trabalho.

Conteúdos relacionados no site da Serasa Experian

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.