Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Entenda o cadastro positivo e como organizar a sua vida financeira!

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
6.6

O processo de abrir uma empresa, seja física, seja online, pode ser bastante complicado para a maioria das pessoas, ainda mais quando precisamos de um capital para fazer um investimento. Quando isso acontece, recorremos aos bancos e financiadoras, não é mesmo?

No entanto, se não tivermos um histórico sólido e comprometido com aquela instituição, dificilmente conseguiremos esse dinheiro — mas essa situação tende a diminuir muito com o Cadastro Positivo.

O brasileiro já está bastante acostumado com o cadastro negativo — aquele sistema em que as empresas buscam determinado CPF para saber se ele está “negativado”, quando há pendências financeiras indicadas. Desde 2011, porém, há o Cadastro Positivo, possibilitando que as financeiras tenham acesso não apenas às pendências, mas também ao bom comportamento em relação às contas no fim de cada mês.

Se você quer saber como esse cadastro é realizado, quem pode fazê-lo, para que serve etc., não deixe de continuar a sua leitura. Vamos lá?

O que é cadastro positivo?

O Cadastro Positivo é um registro do seu histórico financeiro em uma determinada instituição, explicando de maneira bem simples. No cadastro, são reunidas valiosas informações sobre as relações que você tem com as suas contas todos os meses. São levadas muitas coisas em consideração: tanto como foram quitadas quanto o devido respeito às datas de vencimento pela parte pagadora.

Essas informações são usadas pelas instituições financeiras quando você pede um financiamento. Cuidar bem para ter um bom histórico em seu Cadastro Positivo é a melhor maneira de conseguir um crédito quando você mais precisar.

Como o cadastro positivo funciona?

As empresas cadastradas no sistema de Cadastro Positivo podem solicitar os dados financeiros e não financeiros dos consumidores, a fim de melhorar os seus processos internos. É possível compartilhar as informações com outras organizações de crédito e fazer o monitoramento de inadimplência, pedindo um relatório detalhado e enviando-o às empresas solicitantes.

Essas companhias terão acesso aos seus dados por meio da Internet. Assim, poderão analisar melhor e mais facilmente as informações dos seus clientes antes de tomar qualquer decisão, principalmente sobre a concessão de crédito para pessoas físicas e jurídicas.

Ou seja, com um bom histórico, será mais fácil conseguir aquele empréstimo pessoal ou para investir na sua empresa.

Para quem o cadastro positivo é indicado?

Todos os CPFs estão incluídos no Cadastro Positivo. Isso porque as instituições guardam as suas informações — mas não podem compartilhá-las sem a sua autorização. Assim, o Cadastro Positivo atua na transmissão de informações sobre o seu histórico entre instituições financeiras. Por exemplo: imagine que você tem anos de relacionamento com um determinado banco.

Você descobre que um banco concorrente está com melhores ofertas de crédito. Apenas pedir o empréstimo pode não ser garantido, pois você é um cliente novo. No entanto, se você utilizar o Cadastro Positivo nessa nova instituição, compartilhando as informações sobre a sua conduta exemplar nesses últimos anos, deixará a decisão do banco de emprestar o dinheiro para você muito mais fácil.

Como fazer o cadastro positivo?

Para abrir um Cadastro Positivo, é bem simples, mas varia conforme a financeira com que você quer compartilhar os seus dados. Geralmente, o processo é realizado pelas duas organizações que terão os dados compartilhados — você precisará autorizar a financeira que usa a realizar o compartilhamento e indicar para a outra instituição os dados necessários, como número do banco, conta e agência.

A depender da instituição, será necessário o envio de documentos. Nesse caso, é preciso aguardar alguns poucos dias para a verificação.

Com o Certificado Digital, fica mais fácil

Se você ou a sua empresa usam um Certificado Digital, o compartilhamento dessas informações será muito mais fácil e tranquilo de ser realizado. O processo acontece na hora, devido à segurança desse recurso para esse tipo de transação, pois os certificados são criptografados. Esse detalhe faz com que a segurança no processo seja impenetrável por agentes maliciosos.

A regulamentação desse processo possibilitou ao consumidor brasileiro o exercício de um papel fundamental no mercado. Isso é muito relevante para todo o processo econômico, fica para o cidadão o direito de decisão sobre o uso de seus dados financeiros.

Quem já tem um certificado digital, como no caso do e-CPF ou e-CNPJ, pode realizar a autorização da sua participação no cadastro positivo sem toda aquela burocracia de autenticação de documentos ou reconhecer firma em cartório. Imagina só, quanta facilidade?

Esse é só um dos motivos que fazem o Cadastro Positivo ser tão importante para toda a sociedade brasileira, dando a todos a possibilidade de ser um consumidor positivo e usar as vantagens dessa nova abordagem e relação  entre que consome e quem vende ou presta serviços.

Dessa forma, cabe ao cidadãos atingir a obtenção de um status de ‘consumidor positivo’ para que possa colher os frutos dessa postura. Por meio do cadastro positivo, ele está formalizando essa conduta com as instituições interessadas, sendo uma situação benéfica para ambos.

Fazer o cadastro positivo é realmente vantajoso?

O Cadastro Positivo oferece diversas vantagens para as empresas e para os consumidores. As organizações podem usar o sistema para analisar melhor os seus clientes antes de tomar qualquer decisão sobre um crédito para uma pessoa física ou jurídica, evitando, assim, problemas futuros, como a inadimplência. 

Além disso, o sistema ajuda as empresas a monitorarem os seus clientes de forma mais eficiente, permitindo que tomem medidas preventivas contra fraudes, por exemplo. Os consumidores, por sua vez, podem usar o Cadastro Positivo para gerenciar melhor suas dívidas e obter um histórico detalhado dos pagamentos realizados nos últimos meses.

Já para os profissionais autônomos, sabemos o quão é difícil e complicado garantir um empréstimo para fazer um investimento na vida profissional, não é mesmo? Com o Cadastro Positivo, esse problema será minimizado, pois, mesmo que o profissional não tenha uma comprovação de renda, ele pode conseguir o crédito por conta do Cadastro Positivo

Outra vantagem: as ofertas de crédito são mais numerosas e com taxas de juros menores, pois existem melhores informações sobre o cliente e menor risco de problemas para as organizações.

Quem pode fazer o cadastro positivo?

É prevista em Lei a inclusão no Cadastro Positivo de toda a população brasileira. A inserção no sistema se tornou automática para todos (para CPFs e CNPJs) que contrataram serviços de crédito ou qualquer tipo de financiamento e fizeram o pagamento das contas de consumo (luz, água e telefone), assim como das principais obrigações fiscais e tributárias das pessoas jurídicas.

Desse modo, usando do recurso, mesmo sendo empreendedor ou funcionário no ramo informal, é possível e vantajoso realizar o Cadastro Positivo. Isso poderá ajudar muito quando você precisar de socorro financeiro. Posteriormente, caso você não queira mais ter esse cadastro, pode solicitar o bloqueio de suas informações com a instituição.

Vimos, no decorrer do artigo, como funciona o Cadastro Positivo e a importância crescente de manter os seus pagamentos em dia, assim como os seus documentos fiscais em ordem. A tecnologia vem ajudando muito nesse processo, reduzindo os problemas gerados pela inadimplência e por fraudes, encarecendo muito o serviço quando precisamos dele. Usando bem os recursos que temos à disposição, o processo será cada vez menos dispendioso.

Agora que você entendeu a importância do Cadastro Positivo, que tal adquirir ou renovar um Certificado Digital e tornar esse fluxo ainda mais otimizado e seguro? Acesse e confira!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.