Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Certificado digital gratuito existe?

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.9

Segurança digital já é um assunto corriqueiro na rotina da maioria das empresas, afinal, é no ambiente virtual que quase tudo acontece antes da negociação se concretizar no mundo real. Mas para ter o máximo de segurança é preciso tomar algumas medidas, como ter uma certificação digital. Mas será que existe certificado digital gratuito?

Uma das modalidades mais reconhecidas para levar segurança digital aos dados dos usuários da web é o certificado SSL. Esse recurso é importante principalmente nos e-commerces que guardam dados confidenciais. Com essa ferramenta, é possível proporcionar uma melhor experiência ao público de interesse e melhorar o seu posicionamento junto aos buscadores virtuais.

Mas a pergunta que não quer calar é: certificado digital gratuito existe de fato? Vale a pena? Fique conosco e saiba mais sobre o tema!

Para que serve o certificado digital?

O certificado digital foi desenvolvido para que os usuários assinem documentos digitalmente e acessem sistemas eletrônicos restritos. Isso é válido em especial para os órgãos públicos, como o INSS e a Receita Federal. Serve, ainda, para melhorar a proteção dos dados de empresas e clientes, quando compartilhados em ambientes digitais.

Hoje, os certificados digitais são fundamentais para digitalizar processos variados, considerando que a segurança digital se apresenta como um dos grandes gargalos para os negócios virtuais. Assim sendo, para que os consumidores e as empresas consigam finalizar transações diversas de forma eletrônica, é necessário desenvolver e aperfeiçoar, cada vez mais, as ferramentas de segurança.

Nesse cenário, os certificados digitais cumprem um papel essencial, uma vez que expandem a oferta de serviços no mundo eletrônico. À medida que se amplia a quantidade de certificados digitais emitidos, aumenta o número de usuários e mais serviços são ofertados. Isso nos leva a uma era de economia de tempo e de recursos, enquanto se executa diversas tarefas sem a necessidade de se deslocar fisicamente.

Quais os tipos de certificado digital disponíveis?

Existem basicamente duas categorias de certificados digitais, que veremos logo adiante.

Certificado do tipo A

Esse atua na comprovação da identidade do usuário, além de autenticar operações e confirmar se um documento foi ou não adulterado.

Certificado do tipo S

O certificado tipo S é responsável pela criptografia das informações para que elas sejam acessadas apenas com autorização específica, fato que protege com maior eficiência o seu sigilo. Na categoria A (a mais usada) existem os tipos A1 e o tipo A3 e cada um armazena de uma maneira distinta, podendo conter prazos de validade diferentes.

Tipo A1: aqui, estamos falando sobre um software instalado diretamente no computador. Ele permite que se faça backup do certificado e proporciona agilidade no ato de assinar documentos, pois não depende de dispositivos externos. É um certificado protegido por senha de acesso, com validade de um ano, podendo ser renovada.

Tipo A3: é um certificado armazenado em token, um dispositivo similar ao pendrive em aparência. Seu funcionamento exige um leitor específico para ser conectado ao computador. É protegido por senha da mesma forma que o tipo A1 e vale por até três anos, podendo ser renovado.

É possível ter o certificado digital gratuito?

Os certificados SSLs gratuitos cumprem sua função sem que o usuário precise pagar por isso. No entanto, determinadas empresas oferecem essa alternativa mediante algumas espécies de venda casada. A gratuidade de certificados os torna bastante populares no universo virtual, já que eles são distribuídos por organizações que os integram para sistemas, além de hospedarem sites com custo menor.

Contudo, muitas dessas certificadoras não costumam verificar os dados do proprietário do site. E esse tipo de conduta facilita o acesso de invasores (hackers) que podem validar os certificados usando dados falsos. Já a forma paga, em compensação, pode oferecer serviços adicionais ou outros mais completos.

Os SSLs pagos recebem sua validação e seu credenciamento por certificadoras independentes, capazes de oferecer a eles maior segurança e autoridade. Esses certificados podem ser conseguidos para mais de um domínio. No entanto, é possível aplicar um certificado distinto para cada subdomínio.

As empresas que disponibilizam os certificados de forma paga fornecem suporte de qualidade ao cliente e contam com protocolos de segurança, caso aconteça algum incidente. Disponibilizam, ainda, selos para serem alocados no seu portal como forma de provar aos usuários a segurança do seu site.

Quais as vantagens de obter o SSL com o melhor custo-benefício?

São muitos os benefícios oferecidos pela aquisição de um certificado digital SSL. Seu custo-benefício é alto em relação ao valor que se paga, além da redução da burocracia e da segurança obtida. Vejamos alguns diferenciais a seguir.

Aumento da relação de confiança

Muitos usuários da internet já são capazes de reconhecer um site seguro por meio dos sinais visuais e sabem da importância de um SSL. São diversos os indicadores que demonstram a segurança de um site, como um “s” extra no início, que passa de http para https. Enquanto você navega, é possível identificar um cadeado, um selo de site seguro e a cor verde na barra de endereços.

Todos esses sinais transmitem cuidado com os dados de quem navega no seu site e respeito à privacidade. Com isso, o aumento da confiança é inevitável, podendo promover um estreitamente de laços entre empresa e cliente.

Mais segurança para os seus dados

Esse é o principal ponto a ser levado em conta toda vez que um certificado é ativado. Além da proteção de dados, o SSL tem o objetivo de barrar a prática de phishing, que ocorre quando o hacker envia e-mails de empresas imitando seu estilo de comunicação institucional.

Essa prática criminosa pode acontecer por meio de envio de um link no corpo do e-mail dos clientes com a finalidade de usar o site da empresa oficial como isca para obter os dados trocados durante a transação. Nesses casos, o certificado SSL funciona como proteção para a empresa e para o cliente.

Pagamento utilizando cartão de crédito

Negócios virtuais com pagamentos online se beneficiam muito do certificado SSL. Para quem oferece variadas opções de transação aos clientes, esse recurso é essencial. São muitos os consumidores que usam cartão de crédito para finalizar suas compras na internet com segurança, devido à possibilidade de pagamentos parcelados e sem juros.

Para essa forma de pagamento já existem mecanismos de segurança associados. No entanto, uma considerável parte das operadoras de crédito pede a instalação do certificado SSL no site para viabilizar a integração de seus sistemas com a oferta desse método.

Otimização de SEO

O algoritmo do Google conta com diversos fatores de ranqueamento e, desde 2014, o SSL foi apresentado como um dos instrumentos que favorecem o posicionamento dos sites na internet. Na época, um artigo publicado no Blog Webmaster Central relatou a prioridade do Google quando o assunto é segurança na web. Assim, foi estabelecido o protocolo HTTPS, que se obtém por meio do uso do certificado SSL como forma de alcançar um bom ranqueamento.

Segundo o conteúdo do post em questão, hoje a influência dessa condição no algoritmo não é tão relevante, mas é provável que seu peso aumente ao longo do tempo. E isso tudo serve como incentivo para que se navegue na web de maneira mais segura.

Por fim, qualquer atividade realizada em ambiente digital requer muito cuidado. Nossos dados são expostos o tempo todo e mecanismos de segurança se aperfeiçoam a cada momento.

Sabemos que o certificado digital gratuito pode ser atrativo em um primeiro momento. Mas se você está em busca do melhor custo-benefício, proteja-se com as autoridades certificadoras mais idôneas do mercado.

Acesse nosso site e adquira o seu Certificado SSL!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.