Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

SSL na Black Friday: prepare o seu negócio digital para o boom de compras

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.5

Já se animou com a Black Friday? Novembro tem sido o melhor mês para o setor de varejo. As vendas pela internet não param de crescer e esse período é sempre uma promessa de mais impulso nas vendas online. E, para manter a segurança durante as compras, o auxílio de SSL na Black Friday é fundamental para quem compra e para quem vende na web.

Mas o boom de transações online nessa data também eleva a incidência de golpes e fraudes no ambiente virtual. Portanto, é essencial concentrar esforços para buscar sites confiáveis na hora de comprar. Uma dessas ações é encontrar lojas virtuais que ofereçam proteção por meio de um Certificado SSL. Quer saber o que é? Acompanhe o post!

O que é o certificado SSL?

O SSL, sigla em inglês para Secure Sockets Layer é um certificado elaborado pela empresa americana Netscape, nos anos 1990.

Considerando que naquela época a internet ainda estava em processo de adaptação, foi preciso buscar uma maneira de reforçar a segurança dos usuários. O objetivo era dificultar o acesso de estranhos aos dados gerados nos sites.

É, portanto, um componente de segurança capaz de proporcionar integridade aos dados veiculados no ambiente digital. Além disso, funciona como um tipo de “selo” de confiança e credibilidade para os visitantes.

Com o passar do tempo, todos os processos tecnológicos usados na internet evoluíram e novas versões do Certificado SSL foram criadas. No entanto, o mesmo objetivo permanece, ou seja, aumentar a proteção dos usuários contra invasões, fraudes e ataques de ciber criminosos. Com isso, as marcas reforçam sua credibilidade frente ao público.

Como funciona o certificado SSL?

O SSL tem como base para seu funcionamento a criptografia, que responde pela codificação das informações relativas à conexão entre navegador e servidor. O certificado cria, então, uma chave que atua como elemento único, podendo ser acessado apenas por essas duas partes autenticadas.

Assim, os dados decodificados passam por uma conversão, que gera informações novamente legíveis, mas com um significativo aumento na segurança ao acessá-las.

Esse método é cada vez mais usado pelas empresas, principalmente em transações financeiras e no e-commerce, onde se transmite informações importantes o tempo todo. É uma tecnologia que hoje está integrada aos navegadores populares, operando automaticamente, sempre que um usuário está conectado a um servidor devidamente habilitado para o protocolo.

Qual é sua importância nas transações durante a Black Friday?

Durante a Black Friday, as estratégias protetivas, como o Certificado SSL cumprem seu papel de proteção ao ajudar as lojas virtuais a elevarem sua segurança. Isso é especialmente relevante em períodos de fluxos intensos, como essa data tão esperada.

Confira, então, qual é a importância do SSL na Black Friday para ajudar você a ter mais segurança em suas compras!

Compra segura

O Certificado é uma proteção fundamental e o principal diferencial do SSL. Por mais que as pessoas estejam atentas, no momento de conferir as melhores promoções, o foco nos produtos pode prevalecer.

Mas, com o suporte do Certificado SSL, as ações ficam mais seguras e você não se arrisca a ter seus dados confidenciais interceptados por hackers e outros invasores virtuais mal-intencionados.

Maior credibilidade da loja online

Sites e plataformas online que oferecem segurança para seus visitantes sempre terão muito mais credibilidade no mercado. Contar com um Certificado SSL proporciona confiabilidade para quem compra.

Tendo em vista que a Black Friday tem se tornado uma data muito esperada pelos consumidores, há uma tendência de aumento de anúncios de promoções nessa época do ano. Sendo assim, vale muito a pena verificar as lojas virtuais que apresentam seu “selo” de segurança. Com isso, você garante uma jornada de compra mais tranquila.

Por isso, analise cuidadosamente as informações apresentadas para assegurar uma Black Friday com muitas novas aquisições livres de fraudes e invasões.

Como realizar compras seguras?

Com a proximidade da Black Friday, você precisa ficar de olho em algumas recomendações fundamentais para não cair em armadilhas. Confira algumas dicas!

Verifique a certificação SSL

Para ter certeza se o site visitado contempla um protocolo de segurança, é preciso analisar o início do endereço. A URL deve começar com HTTPS, sendo que o S quer dizer seguro ou secure, em inglês.

Portanto, toda vez que o usuário se conecta ao servidor SSL, seu navegador solicita automaticamente um certificado digital de uma autoridade certificadora. Depois disso, comprova a identidade do servidor com a finalidade de garantir que dados confidenciais não serão enviados para endereços impróprios.

Esse esclarecimento, apesar de um pouco técnico, é importante para que se compreenda a relevância do Certificado SSL para maior segurança dos dados.

Pesquise o histórico e a reputação do site

Embora diversos sites apresentem critérios essenciais de garantia de segurança, é necessário pesquisar sobre a idoneidade de quem comanda o negócio e se a empresa é realmente confiável. Nesse sentido, recorrer à própria comunidade e usar serviços como o Reclame Aqui, por exemplo, podem ampliar o seu horizonte durante a sua investigação.

Com essas ferramentas, você poderá analisar relatos de outros usuários sobre a empresa da qual você pretende comprar, especialmente durante datas como a Black Friday.

Consulte a política de privacidade da empresa

Observe esse detalhe, uma vez que ele indica a preocupação de quem administra o site com o cumprimento de leis e com a segurança dos seus dados. Todos os sites precisam comunicar abertamente sua forma de coleta de dados, seu uso e tipo de proteção, tudo em conformidade com a LGPD (Lei de Proteção de Dados).

Mantenha o antivírus atualizado

Antivírus têm mecanismos, com blacklists atualizadas para bloquear phishing (prática para extrair informações, como senhas, dados pessoais e outros) e evitar sites maliciosos.

E para não cair em ciladas, mantenha seus aplicativos sempre em dia com as atualizações. Muitas vezes, os alertas sobre riscos e ameaças são emitidos pelos próprios navegadores e diversos antivírus já contam com plugins que confirmam, em tempo real, a legitimidade dos sites.

Valide as informações de contato

Atente para esse detalhe. Uma das demonstrações claras de segurança é a presença objetiva de dados da empresa como, e-mail, telefone e endereço físico (caso não seja apenas online). Além disso, existem os direcionamentos para redes sociais e instruções sobre políticas de devolução, se for aplicável.

São informações que apontam a presença de um suporte para ajuda, se você precisar falar com alguém ou, simplesmente, solicitar uma assistência técnica.

Evite links encurtados

Todo cuidado é pouco em sites cheios de banners, anúncios ou links encurtados, que oferecem promoções imperdíveis com preços sensacionais. Neles, você encontra uma chuva de pop-ups invasivos e insistentes, alertas piscantes e redirecionamentos imediatos para páginas diferentes, se você clicar. Então, não confie em nada disso.

Procure no WHOIS

É uma ferramenta alimentada por companhias de hospedagem, capaz de agrupar todas as informações de uma página. Ela é usada para registrar IPs, sistemas autônomos na internet e domínios e, dessa forma, identifica o proprietário de sites.

Assim, se você está em busca de mais detalhes sobre os sites visitados, acesse o WHOIS e solicite mais informações.

Qual a diferença da Black Friday para a Cyber Monday?

A Black Friday é focada, principalmente, no varejo físico e surgiu antes da Cyber Monday, na década de 1990, usada pelo varejo em referência à segunda-feira posterior à comemoração do dia de Ação de Graças. Dessa forma, a data chega com grandes descontos nas compras. A partir disso, o termo ganhou o significado de evento de varejo para a promoção de grandes queimas de estoque que antecedem o Natal.

Existe, ainda, a Cyber Monday, especialmente voltada para o e-commerce e as duas surgiram nos Estados Unidos. A Cyber Monday surgiu em 2005, quando o e-commerce ainda era recente e seu intuito era incentivar os consumidores a comprarem pela internet.

Ela acontece sempre na primeira segunda-feira depois da Black Friday e, apesar da nomenclatura cyber, seu alvo não são apenas produtos cibernéticos. Seu objetivo é oferecer descontos para quem compra no comércio virtual.

Essa data é muito especial para o comércio e deve ser aproveitada, mas não se esqueça de verificar o Certificado SSL na Black Friday e se proteger usando as dicas que selecionamos aqui. No mais, pesquise e tire proveito do que a internet oferece de melhor.

Para comprar sem medo e com a proteção que você merece, conheça o Certificado SSL da Serasa Experian e ganhe mais tempo e oportunidades!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.