Imagem do artigo

Certificado A1: como adquirir, vantagens e como funciona

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
7

O Certificado A1 é um dos formatos mais buscados e um dos principais motivos para que isso ocorra é sua facilidade na emissão e a própria praticidade no uso. Com ele, você consegue realizar uma série de funções e ainda pode instalá-lo em qualquer computador.

Atualmente, as pessoas estão procurando por mais rapidez, integração e confiabilidade. Esse modelo de certificado digital pode proporcionar isso e muito mais.

Então, confira a leitura que preparamos para você e saiba mais sobre o conceito, as formas de utilização e como solicitar o Certificado A1. Continue lendo!

O que é o Certificado A1?

Inicialmente, é importante entender o conceito do certificado A1. Basicamente, esse tipo é aquele que fica instalado em sua máquina. Diferentemente de outros modelos, ele tem a validade de 12 meses a contar do dia da sua emissão. A diferença entre os certificados fica por conta do seu formato e dos modos de instalação. Em outro tópico deste artigo discorreremos mais sobre esse assunto.

Entre seus principais benefícios está o fato de permitir a instalação do mesmo certificado digital em diversos computadores simultaneamente. Além disso, o Certificado A1 também pode ser inserido em softwares de emissão de documentos fiscais, sistemas de backup que utilizam certificados ou soluções de assinatura eletrônica.

Além de ser uma ferramenta que conta com a criptografia tradicional dos certificados digitais, ele também possui uma metodologia de acesso protegido com senha. Sem ela, outra pessoa não conseguirá instalar e ter acesso ao seu documento.

O certificado digital é uma ferramenta utilizada para diversas funcionalidades em uma empresa. Por meio dele você poderá enviar declarações e demonstrativos, assinar documentos, emitir notas fiscais etc. Tudo com o máximo de segurança e confiabilidade.

Como adquirir o seu Certificado A1

Agora que você conheceu as principais características do certificado A1 mostraremos como ele pode ser adquirido. Para tanto, explicaremos cada um dos passos.

O primeiro, é selecionar o que está mais adequado ao seu negócio. Sendo assim, verifique qual o modelo que proporcionará mais benefícios para sua empresa.

Em seguida, escolha uma autoridade certificadora. Essa é a instituição que faz todo o processo de validação e fornecimento do seu certificado digital.

Nesse caso, vale a pena contar com uma autoridade certificadora que já tem credibilidade no mercado e, principalmente, permita a realização dos processos de validação por videoconferência. Afinal, esse procedimento agiliza em muito a emissão e disponibilização do seu certificado digital.

Após esse contato, é preciso efetuar o pagamento e juntar todos os documentos necessários para o processo de validação e ativação do Certificado A1. Depois de apresentar a documentação, a autoridade certificadora agendará uma reunião para validar os dados.

Antigamente, esse procedimento era feito por meio de uma visita presencial. Mas, atualmente, já existem autoridades certificadoras que fazem isso a distância, por meio de videoconferência. Assim, o processo se torna mais ágil e prático.

Porque o Certificado A1 é o melhor do mercado?

Agora que você já sabe mais sobre o processo de contratação e como instalar certificado digital, mostraremos os motivos que fazem o modelo A1 ser o mais procurado no mercado. Confira!

  • Possui a vantagem da utilização simultânea

Uma das vantagens mais interessante é a utilização simultânea do Certificado A1. Dessa forma, pessoas que precisam utilizar a mesma ferramenta em vários computadores não terão dificuldades.

Os outros modelos até permitem esse tipo de prática. Contudo, o usuário precisaria carregar a leitora e cartão ou token em todo lugar que estivesse, o que torna um pouco inviável para algumas empresas.

  • Permite o acesso remoto

Outro benefício é a possibilidade de fazer o acesso remoto. Ou seja, você pode acessar um computador que tem o Certificado A1 instalado de outra máquina que tenha acesso à primeira remotamente. Desse modo, não precisa instalar o documento na primeira máquina, mas apenas na segunda.

  • Diminui os riscos de extravio ou perda

Outro benefício muito interessante desse tipo de Certificado A1 é a redução de riscos de extravio ou perda.

Pense na seguinte situação: imagine que você tenha um Certificado A3 que carrega dentro da sua carteira. Em determinado dia, quando vai tirar algo de dentro dela, deixa o cartão com o certificado cair no chão sem perceber. Assim, sua ferramenta que deveria servir como uma proteção contra perda de dados e invasões pode cair nas mãos de uma pessoa mal intencionada.

Existem pessoas que, inclusive, colam adesivos contendo a senha do certificado digital no próprio cartão, o que torna ainda mais perigoso a perda ou extravio. Com o certificado digital A1 isso não existe.

Afinal, ele estará instalado em seu computador e — a menos que você mesmo permita — dificilmente alguém poderá ter acesso a ele. O mais interessante é utilizar essa ferramenta em máquinas que são desligadas da rede durante o período da noite. Assim, você evita eventuais invasões de pessoas que possam ter acesso ao seu certificado.

Contudo, apesar do risco de perda ou extravio ser menor, você ainda precisa de atenção e cuidado com o seu certificado A1. Especialmente, quando a máquina em que ele está instalado é acessada por várias pessoas. Afinal, elas podem ter acesso à ferramenta facilmente. Sendo assim, vale a pena inserir uma senha de proteção que só as pessoas interessadas tenham acesso.

  • Reduz os custos de aquisição

Por fim, o Certificado A1 é melhor em termos de custo-benefício. Ele oferece um valores de contratação reduzido por dois motivos. Primeiro, pelo fato de dispensar a presença de periféricos externos, como o cartão e a leitora.

Além disso, ele também tem um prazo de validade menor, o que também reduz o custo de aquisição para o usuário. Assim, você deve fazer a verificação dos preços dos outros modelos para verificar se os benefícios e o preço compensam esse tipo de aquisição.

Como você pôde perceber, o Certificado A1 pode ser uma excelente alternativa para implementar em sua empresa. Os seus benefícios relacionados à praticidade é o que o coloca em uma posição de diferenciação frente a outros modelos.

Portanto, se você quer adquirir o seu certificado digital desse modelo entre em contato conosco. Assim, um de nossos especialistas passará todas as informações necessárias.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.