Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Como vender mais nas datas comemorativas?

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
5.5

A cada ano, os varejistas aproveitam as datas comemorativas do calendário para obter uma grande parte de sua receita anual. Se você ainda não tem explorado as vendas sazonais, chegou o momento de identificar as épocas mais especiais para os seus clientes e começar a se preparar para boas oportunidades de ter alto pico de vendas.

Quer algumas dicas de como vender mais em datas comemorativas? Continue lendo nosso post para entender o que não pode ficar de fora do seu planejamento.

Acompanhe o calendário

Não há nada mais prejudicial para uma loja virtual do que desperdiçar uma oportunidade de lucratividade por conta de imprevistos e ações de última hora, concorda? Por isso, selecione com antecedência as datas sazonais do calendário mais importantes para a sua loja virtual e para o seu nicho de mercado.

Se você comercializa produtos femininos ou eletrônicos, é uma boa ideia incluir, por exemplo, o Dia da Mulher e o Dia das Mães no calendário. Agora, se você tem uma lanchonete, pode incluir ainda o Dia do Hambúrguer nessa lista.

E atenção: a sua loja virtual não precisa oferecer descontos especiais ou lançamentos em todas as datas comemorativas. Foque naquelas que são mais importantes para o seu público, quando os seus clientes se sentem incentivados a fazer compras.

Foque nas vantagens para o seu público

Na maioria das vezes que compramos um produto, escolhemos não só por conta do produto em si, mas principalmente pelos benefícios de fazer aquela compra. Explorar os benefícios do produto é uma boa estratégia para vender mais em datas comemorativas.

Digamos que você tem uma loja virtual para vender utensílios de cozinha e kits de culinária. No Dia dos Pais, por exemplo, você não quer vender um curso ou um e-book de receitas especiais para o almoço de Dia dos Pais, mas uma oportunidade de o cliente surpreender o seu pai com um almoço de dar água na boca.

Mande uma mensagem temática para os clientes

Para aproveitar o clima de festa, que tal usar a sua lista de e-mail para enviar mensagens com o tema festivo da época? Esse tipo de mensagem mostra o quanto os seus contatos são importantes para você não apenas como clientes, mas como pessoas com quem você realmente deseja ter um relacionamento mais próximo.

Portanto, é uma ótima chance de construir seu relacionamento com seu público. Se você enviar essa mensagem temática algumas semanas antes da data comemorativa, manterá sua marca na lembrança dos clientes em um período fértil para vendas.

Use as redes sociais

Nas redes sociais, experimente diferentes tipos de postagens e formatos de anúncio para usuários engajados Direcione a maior parte de seus esforços para conquistar a atenção de clientes e potenciais interessados ​​nos seus produtos.

Comece a criar os materiais de divulgação para as datas comemorativas com, pelo menos, 30 dias de antecedência. Dessa forma, você terá mais tempo para fazer ajustes e envolver os potenciais clientes na sua campanha.

Lembre-se de separar uma verba de marketing para anúncios. Você não precisa fazer isso em todas as datas comemorativas do calendário. Selecione aquelas com maior potencial de vendas para sua loja e invista nelas.

Ofereça promoções e descontos por tempo limitado

Embora a temporada de festas incentive os clientes a fazer compras para alguém especial, isso torna a experiência mais cara. Afinal, um presente valorizado por conta da sazonalidade geralmente tem um custo mais alto. Você pode reduzir essa preocupação oferecendo um desconto por tempo limitado.

O segredo é simples! O cliente deve sentir que, se não comprar agora, perderá uma grande oportunidade de adquirir seu produto ou serviço por um preço baixo.

Dê aos clientes prêmios especiais

Não importa qual é a data comemorativa, incentivar os clientes a retornar à sua loja virtual deve ser sempre uma prioridade. Os sistemas de recompensas ou programas de fidelidade do cliente podem ajudá-lo a conseguir exatamente isso.

Um programa de fidelidade torna empolgante para os clientes comprar mais, pois eles podem divulgar para amigos e familiares as diferentes recompensas às quais têm acesso.

Ofereça suporte rápido

Não adianta ter uma boa estratégia de divulgação, mas não ajudar os clientes quando eles mais precisam. O resultado pode ser péssimo, como muitas devoluções e um alto volume de reclamações dos clientes.

Portanto, se você quer saber como vender mais em datas comemorativas, entenda que esses também são momentos para se preocupar com a qualidade do seu serviço de suporte.

Vale lembrar que o suporte ao cliente envolve todas as etapas de vendas: antes, durante e depois. Assim como as pessoas podem ter dúvidas antes de finalizar a compra, elas podem ter dificuldades durante o processo ou quando recebem os produtos em casa.

Portanto, prepare bem sua equipe de suporte para responder o maior número de dúvidas possível em um período sazonal.

Ofereça várias opções de pagamento

Se você costuma oferecer apenas uma forma de pagamento, que tal aproveitar o volume de vendas de uma data comemorativa para diversificar as suas opções?

Quando o cliente não quiser passar o cartão de crédito, por exemplo, você também poderá oferecer a possibilidade de fazer o pagamento via boletos ou com carteiras digitais, como PayPal ou Mercado Pago.

Claro, as melhores opções dependem da sua estratégia de vendas. Portanto, nem sempre é possível oferecer outras condições. Mas, se você tem essa possibilidade, que tal aproveitá-la?

Turbine a segurança da sua loja online

Certifique-se de que a sua loja virtual tenha os principais recursos de segurança que transmitem confiança ao consumidor digital. Isso vale tanto para os períodos sazonais quanto para dias normais do calendário, ok?

Comece pelo básico: você pode informar um endereço físico na parte final do site, além do número de telefone, CNPJ e o nome da empresa. Pode parecer um detalhe, mas esses dados asseguram ao consumidor que você é uma empresa que não tem nada a esconder.

Para não deixar brechas para golpes, procure também boas ferramentas antifraude que garantam a maior segurança tanto para o cliente quanto para você, varejista.

Por fim, não se esqueça de incluir uma certificação digital indicando que o site é realmente seguro para inserir dados. O Certificado SSL é um dos mais recomendados, pois garante que o cliente e o seu servidor troquem informações em segurança, protegendo a integridade dos dados e garantindo a veracidade dos conteúdos disponíveis.

Não deixe isso de lado, pois as utilidades do certificado digital são muitas. Esse recurso garante mais segurança e credibilidade para o seu site.

Viu como vender mais em datas comemorativas? Implemente e teste as nossas dicas de acordo com os objetivos do seu negócio para ver quais impactam mais seus resultados. Para garantir bons resultados, comece a se planejar para as melhores datas do calendário com meses de antecedência.

Ainda não tem o seu certificado digital? Aproveite para baixar o nosso estudo com as principais formas de assinaturas de documentos das empresas.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.