Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

Defina as estratégias do seu time pela Análise SWOT

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

Você sabe o que é Análise SWOT e como aplicá-la? Este é um conceito importante para qualquer proprietário ou gestor de empresa para obter uma compreensão mais profunda tanto do seu próprio negócio quanto do mercado em que atua. Isso ocorre porque nenhuma organização existe isoladamente no mundo, e pode ser influenciada tanto por fatores externos positivos quanto negativos.

Essa é uma ferramenta que contribui diretamente para a gestão e desenvolvimento de qualquer empresa. Portanto, é interessante que você aprenda como fazer Análise SWOT, entenda exemplos práticos, como esse conceito funciona e mais. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

O que é Análise SWOT?

A matriz ou Análise SWOT (também chamada de FOFA, em português) é uma ferramenta de planejamento estratégico que ajuda a avaliar a posição atual de uma empresa, produto ou projeto. Na prática, são identificados os seguintes aspectos no mercado ou ambiente em que atua:

  • pontos fortes (Strengths);
  • pontos fracos (Weaknesses);
  • oportunidades (Opportunities);
  • ameaças (Threats).

Essa análise envolve a avaliação dos elementos internos e externos de uma empresa, com o objetivo de encontrar oportunidades para o seu crescimento no mercado. O objetivo dessa ferramenta é otimizar o desempenho da empresa, analisando suas forças e fraquezas internas e identificando oportunidades e ameaças externas.

No que diz respeito aos elementos internos, a Análise SWOT avalia as forças e fraquezas do negócio e sugere formas de reforçar ou reduzir esses fatores com os recursos disponíveis.

Já em relação aos elementos externos, a SWOT avalia ameaças e oportunidades que podem estar além do controle da empresa, mas que podem afetar significativamente seu desempenho no mercado.

Como a Análise SWOT funciona?

Todo o conceito da Análise SWOT gira em torno das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Entenda de forma mais detalhada cada um desses conceitos a seguir.

Forças

Aqui estão os aspectos em que a empresa é realmente excelente. Saber quais são eles permite que você aproveite ao máximo os aspectos que mais contribuem para o desenvolvimento do negócio.

Em suma, essas são as vantagens competitivas que o negócio tem sobre os concorrentes de mercado. Para defini-las de forma precisa, será necessário considerar os seguintes pontos:

  • quais atividades são realizadas com maior eficiência;
  • quais são os recursos mais valiosos;
  • qual é a sua principal vantagem competitiva;
  • qual é o nível de engajamento dos clientes.

As respostas devem considerar sempre a vantagem que a empresa oferece em relação à concorrência. Quanto melhor a posição da sua empresa, mais importante será essa característica.

Alguns exemplos de forças são colaboradores dedicados, altamente especializados, que prezam pelo sucesso do negócio, compatíveis com a cultura organizacional, uso de ferramentas que potencializam a produtividade e outros.

Fraquezas

Como o nome sugere, as fraquezas são fatores que interferem e prejudicam o desenvolvimento do negócio. Esses pontos fracos são internos, ou seja, eles estão presentes na equipe da empresa. Eles podem ser identificados com as perguntas abaixo:

  • eu tenho uma equipe capacitada?
  • Existem lacunas de treinamento?
  • Por que os clientes escolhem a concorrência?
  • Por que não há um bom engajamento entre os colaboradores?

Observe e analise as fraquezas isoladamente para perceber com mais facilidade quais fatores são responsáveis por elas. Assim, você pode encontrar medidas para minimizar e corrigir essas fraquezas.

Entre exemplos de fraquezas estão pessoal desmotivado, sem capacitação, que não se encaixa na cultura organizacional, sem perspectivas de construir carreira na empresa, entre outros problemas.

Oportunidades

São os acontecimentos que impactam positivamente sua organização, mas elas decorrem de fatores externos, por isso não é possível controlá-las. Para encontrar oportunidades, você precisará fazer pesquisa de mercado, prevendo acontecimentos que impactem positivamente nos seus negócios.

Na análise SWOT, as oportunidades surgem a partir da combinação das forças e fraquezas da empresa com as iniciativas externas que podem colocá-la em uma posição mais competitiva. Elas podem incluir áreas que precisam ser melhoradas, fraquezas que precisam ser superadas ou aspectos que não foram identificados nas fases anteriores da análise.

Há diversas maneiras de identificar oportunidades, mas é importante considerar algumas perguntas antes de iniciar o processo:

  • quais recursos podemos utilizar para melhorar nossas fraquezas?
  • Existem lacunas no mercado que podemos explorar com nossos serviços?
  • Quais são nossas metas para o ano?

Ao responder essas perguntas, é possível identificar oportunidades que possam ajudar a empresa a alcançar seus objetivos e melhorar sua posição competitiva.

Essas oportunidades surgem por variadas formas, como mudanças nas políticas econômicas, aprovação de uma nova legislação que favorece a empresa ou reduz a burocracia e outras.

Também podem ocorrer mudanças no comportamento dos consumidores que melhoram o resultado da empresa. Por exemplo, há uma nova tendência que faz com que mais consumidores passem a adquirir seus produtos ou serviços.

Ameaças

As ameaças são eventos com uma influência negativa sobre o negócio e, do mesmo modo que as oportunidades, dependem de fatores externos.

Para identificar ameaças externas, algumas perguntas úteis são:

  • quais mudanças na indústria podem ser preocupantes?
  • Quais são as tendências emergentes do mercado que podem afetar o nosso negócio?
  • Em quais aspectos os nossos concorrentes superam o nosso desempenho?

Depois de responder a essas questões, é importante estar atento às ameaças e desenvolver estratégias para minimizar seu impacto. A Análise SWOT deve ser um processo contínuo para que a empresa possa se adaptar às mudanças e se manter competitiva.

Elas podem surgir de qualquer fonte, especialmente eventos imprevistos, como pandemias, crises econômicas generalizadas, mudanças no cenário competitivo, aprovação de uma lei que prejudica todo o setor em que o negócio se encontra, surgimento de um forte concorrente, entre outras possibilidades.

Como usar a Análise SWOT na gestão de equipes?

A Análise SWOT é considerada bastante ampla e pode ser aplicada em um grande número de áreas da empresa, incluindo na gestão de equipes. Entenda, a seguir, como você pode aplicar essa metodologia nessa área da empresa, seja qual for seu ramo ou porte (incluindo pequenas e médias empresas).

Liste os fatores internos

O primeiro passo é listar os fatores internos (forças e fraquezas) da sua empresa. Geralmente, é mais fácil lidar com esses aspectos, pois a empresa tem mais controle sobre eles e pode implementar melhorias de forma mais eficaz.

Quando você tem uma lista desses fatores, você saberá o que fazer para trazer melhorias na equipe. Alguns exemplos de aprimoramento são:

  • reunir-se com os membros da equipe do departamento para criar um plano de negócios que aborda como melhorar a situação atual;
  • investir em novas ferramentas e tecnologias, como uma ferramenta de gerenciamento de projetos, que possa agilizar esses processos;
  • escolher a forma de lidar com os fatores internos dependerá do tipo de problema. Às vezes, pode ser necessário combinar abordagens diferentes se o plano de melhorias for complexo.

Por exemplo, você pode encontrar os pontos fortes de cada membro da equipe para aproveitar ao máximo deles, bem como desenvolver planejamentos para superar as fraquezas.

Pense nos fatores externos

Depois você deve identificar e listar os fatores externos. É difícil resolvê-los diretamente pelo fato de estarem além do seu controle. No entanto, é possível, você pode direcionar seus processos para minimizar a influência desses fatores e seus impactos no time. Algumas soluções incluem:

  • lidar com as tendências de mercado;
  • prever as tendências de mercado antes que ocorram.

Imagine que um concorrente lançou um novo produto que está superando o desempenho do seu. Não existe a possibilidade de você tirar aquele produto do mercado, mas você pode trabalhar para lançar um produto ainda ou criar um diferencial para mitigar a diminuição nas vendas.

Outra opção de estratégia seria tentar prever as tendências de mercado para se preparar para quando os fatores externos se concretizarem.

Faça uma Análise SWOT para cada colaborador

Além de fazer a Análise SWOT em todo o time, os mesmos princípios podem ser aplicados individualmente aos colaboradores. Ou seja, você observa as qualidades e deficiências relacionadas à capacidade de produção de cada indivíduo, sua postura profissional e outros fatores que dependem somente do indivíduo.

Nesta fase, é importante realizar uma análise completa tanto das habilidades quanto das características pessoais do colaborador. Por exemplo, é possível que um colaborador tenha muita habilidade técnica, mas pouca inteligência emocional para lidar com os colegas e clientes.

Depois disso, é importante identificar os fatores que afetam o trabalho da pessoa, incluindo oportunidades e ameaças externas. Você deve avaliar as oportunidades para o colaborador dentro da empresa, fornecer feedback sobre suas perspectivas de desenvolvimento e analisar os pontos de atenção, ou seja, os desafios corporativos que podem exigir mais envolvimento dessa pessoa.

É importante lembrar que as forças podem ampliar oportunidades e enfrentar ameaças, mas as fraquezas podem prejudicar oportunidades e amplificar ameaças.

Por exemplo, um colaborador com muita habilidade técnica pode ter a oportunidade de crescer na empresa, mas pode precisar melhorar suas habilidades emocionais para lidar com clientes, o que exige o uso de suas forças e o desenvolvimento de suas fraquezas.

Mantenha continuidade na Análise SWOT

Também é importante destacar que a Análise SWOT deve ser um processo contínuo, e as oportunidades devem ser revisadas e atualizadas regularmente. Isso se aplica ao time de forma geral e aos funcionários individualmente.

Agora que entende o que é Análise SWOT, como fazê-la e alguns exemplos de como aplicá-la na gestão da equipe, você poderá tomar medidas para maximizar o potencial de cada membro do seu time, melhorar os seus resultados e assegurar o desenvolvimento contínuo do pessoal.

A automatização é outra estratégia que pode ser usada para melhorar os resultados da sua empresa. Entenda mais sobre a importância e como fazer a automatização de processos!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.