Compre já seu Certificado
Imagem do artigo

7 erros que não podem ser cometidos na declaração de IRPF 2023

Avatar
Escrito por Certificado Digital
Nota dos leitores
para este artigo:
10

Você sabia que a declaração de Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF) é uma obrigação anual que requer muita atenção e cuidado na hora de preencher os dados solicitados?

Muitas pessoas cometem erros na hora da declaração, o que pode gerar muitos problemas com a Receita Federal, desde multas e restrições de créditos até processos criminais, nos casos de fraude fiscal.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre como fazer a declaração IRPF 2023, não se preocupe! Neste artigo, vamos mostrar como evitar erros comuns, mostrando os perigos e as formas de corrigi-los. Acompanhe!

Quais são os perigos de errar na declaração do Imposto de Renda para Pessoa Física em 2023?

Imagine que você tenha preenchido a sua declaração de IR (Imposto de Renda) e não conferiu todas as informações, deixando de informar um rendimento extra que recebeu no ano, por esquecimento.

Pode até parecer um erro pequeno e gerar a sensação de que não seria um problema e sequer seria percebido pela Receita Federal. Mas alguns meses depois chega uma notificação da Receita informado que houve um erro na sua declaração.

Junto com esse comunicado, vem a informação de que será cobrada uma multa pesada pelo erro cometido. Ainda, o seu nome ficará sujo no mercado financeiro, o que dificultará a obtenção de linhas de crédito e de financiamento.

Este é apenas um exemplo do que pode ocorrer caso haja erro na sua declaração. Por isso, o cuidado nesse momento é fundamental.

Quais são os principais erros na hora de declarar o Imposto de Renda?

Para evitar essas penalidades e sanções, o ideal é prestar muita atenção na hora do preenchimento. Conhecer os erros mais comuns também ajuda muito nesse momento. Confira agora os erros que são mais cometidos na hora de declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física em 2023!

1. Omissão de rendimentos

O primeiro erro é não declarar todos os rendimentos. Como é possível ter rendimentos de diferentes fontes, é preciso ter cuidado e deixar tudo muito bem explicado. Por exemplo, é preciso declarar receita com aluguel, trabalhos temporários, ganhos com bolsa de valores e muito mais.

2. Dedução indevida de doenças médicas

As contas médicas são deduzidas do IR, mas é preciso ser verdadeiro na hora de fazer as deduções de doenças médicas. O valor declarado deve ser exato e deve ser apresentado junto com todos os recibos.

Isso porque a Receita faz a verificação regular dos dados do contribuinte e do provedor médico para assegurar a exatidão.

3. Erros de digitação

É comum que erros de digitação aconteçam em diferentes âmbitos da vida, mas, na declaração pode ser um problema sério. Um único erro pode comprometer todo o processo. Portanto, revise a declaração por completo após o seu preenchimento.

4. Não informar a compra e venda de bens

A compra e vendas de bens devem constar na sua declaração. Se você comprou ou vendeu um carro, por exemplo, dentro do mesmo ano fiscal, essa informação deve constar na declaração.

Existe uma seção específica para a compra e venda de bens, intitulada “Bens e Direitos”, que contêm os dados que são aplicáveis ao bem que foi negociado.

5. Declaração de rendimentos na ficha errada

Um erro muito comum que também pode acontecer é confundir as fichas e fazer declarações nos locais errados. Esse pode parecer um erro leve, mas pode levar o contribuinte a arcar com impostos mais altos do que o real ou gerar uma diminuição no reembolso.

Logo, fique atento a cada caixa designada e sempre confira todos os detalhes antes de realizar o envio em cada segmento: tributáveis, não tributáveis e tributação exclusiva.

6. Incluir dependentes em mais de uma declaração

Pode ser comum, também, incluir o dependente em mais de uma declaração. Esse ocorre quando os pais, que fazem declarações separadas, colocam o mesmo filho em ambas.

Logo, o certo é que o filho do casal esteja contando em apenas uma das declarações. É claro que essa regra serve para outros tipos de dependentes, como pais, netos, entre outros.

7. Confundir PGBL e VGBL

A confusão entre PGBL e VGBL também é comum de acontecer e pode gerar transtornos na hora da declaração do IRPF 2023. Por mais que os dois se refiram a planos previdenciários complementares, existem distinções relevantes entre eles, e a confusão pode alterar o valor do imposto declarado.

Como evitar e corrigir erros na declaração do IRPF 2023?

Agora que já conhecemos os principais erros que podem ocorrer na declaração de IRPF 2023, é preciso saber como evitá-los e corrigi-los, caso aconteçam.

Para evitar os erros, o ideal é prestar bastante atenção no preenchimento e contar com auxílio de ferramentas e profissionais, por exemplo. É possível reunir as informações e os documentos em planilhas, bem como contar com o auxílio de um contador.

Mas, como mostramos, alguns erros podem acontecer e, caso aconteçam, é possível fazer os ajustes por meio da entrega de uma declaração retificadora. Contudo, essa correção deve ser feita antes do prazo final da entrega da declaração.

Com isso, é muito importante realizar a declaração com o máximo de antecedência, para que erros possam ser corrigidos e para que você se mantenha sempre atualizado sobre as mudanças que a Receita pode ter feito para cada ano.

A declaração é uma obrigação que deve ser feita anualmente, com muito cuidado e atenção, para que não ocorram erros e prejuízos financeiros e legais, como multas, restrições de créditos e, nos casos de fraudes constatadas, processos criminais de fraude fiscal.

Conhecendo os principais erros na declaração do IRPF 2023 ficará mais fácil acertar nesse momento. Mas, caso aconteçam, é possível reenviar os dados de forma correta, apesar de gerar um pouco mais de trabalho e gastos. Portanto, mantenha-se sempre atualizado e conte com o auxílio de ferramentas e profissionais especializados no assunto.

Se você gostou deste artigo e achou que as nossas dicas foram valiosas, assine agora mesmo a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este diretamente em sua caixa de entrada! Até a próxima!

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.