Imagem do artigo

Saiba como declarar seu Imposto de Renda usando o Certificado Digital

Giovanna Baseotto
Escrito por Giovanna Baseotto
Nota dos leitores
para este artigo:
9.2

Utilize a opção de declaração pré-preenchida e declare seu Imposto de Renda em poucos passos.

Quem possui um certificado digital do tipo eCPF, pode realizar a declaração do Imposto de Renda de maneira mais fácil e segura, sem a necessidade de baixar o programa do IR. Isso porque, quem possui essa tecnologia, tem acesso à opção de “Declaração Pré-Preenchida” que já importa todos os dados que constam em seu CPF. Ótima opção né? Por isso, fizemos um passo a passo de como declarar o Imposto de Renda usando o Certificado Digital,

Antes de tudo: tenha seus documentos em mãos!

Utilizando a opção de declaração pré-preenchida, a maior parte das suas informações serão importadas, mas é sempre recomendado que você faça a validação desses dados, só para ter certeza.

Portanto, documentos em mãos? Vamos começar.

Primeiro passo: acesse o eCAC

Desde já, a simplificação da sua declaração já começa: você não precisa realizar o download de nenhum programa, todo o processo pode ser realizado pelo portal da Receita Federal, o eCAC. Então, acesse https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login.

Logo depois, com seu certificado digital já conectado ao computador, no canto direito clique em “Certificado Digital”. Em seguida, digite a senha PIN de seu certificado e clique em “OK”.

Segundo passo: inicie a sua declaração

Após acessar, clique em “Declarações e Demonstrativos”.

Em seguida em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”.

Depois, clique em “Preencher Declaração Online” e “2020”.

Será aberta uma nova página, nela você verá todas as declarações dos anos anteriores e a de 2020 estará no topo como “não iniciada”. Clique no “+” no canto direito. Por fim, em “Importar declaração pré-preenchida”.

Agora, você deverá criar uma senha para acessar declaração caso precise interromper o processo. Bem como será necessário criar uma pergunta e resposta de recuperação.

Terceiro passo: atualize, preencha e confirme os dados de sua declaração

Ao acessar, você verá o resumo de sua declaração, informando a quantidade de dados já preenchidos. Primeiramente, verifique quais são os erros que foram encontrados, acessando o triângulo com exclamação no topo da tela.

Atualize os dados solicitados. Em seguida, recomendamos que acesse todos os itens, confira o que já estiver preenchido e acrescente o que for necessário.

Em tempo, para te ajudar no preenchimento dos itens, temos outras matérias falando sobre alguns deles:

Imóveis na declaração do Imposto de Renda
Inclusão de dependentes na declaração do IR
Como declarar carro ou moto no Imposto de Renda?
Saiba como declarar dívidas no Imposto de Renda
Ver mais…

Quarto passo: finalize e envie sua declaração

Após a revisão de todos os itens, clique em “entregar” no menu à esquerda. Logo depois, confira ou preencha os dados de sua conta bancária – é nela que você receberá a restituição, se for o caso. Depois, clique em “Aceito os termos e condições da declaração” e, por fim, em “Entregar declaração”.

E pronto, declaração finalizada!

Uma dica importante é que você guarde o recibo da sua declaração, caso seja necessário futuramente. Basta clicar em “Recibo” e salvar no seu computador.

Precisa de ajuda? Temos contadores parceiros para te indicar

Leu todo o passo a passo, mas não se sente confortável de fazer o processo você mesmo? Isso é normal! Por isso, disponibilizamos uma lista de contadores parceiros da Serasa Experian que poderão te ajudar. Acesse https://serasa.certificadodigital.com.br/contadores-parceiros/ e encontre o contador mais próximo a você.

Este artigo lhe foi útil?

Dê sua nota e comente abaixo:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Obrigado pelo seu voto!

Ele será muito importante para nossa avaliação
Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.
×
Assine nossa newsletter | Assine a newsletter e receba as últimas novidades no seu email.